quarta-feira, 4 de maio de 2011

Bebe água da tua própria cisterna - 04 Mai

Bebe a água da tua própria cisterna e das correntes do teu poço.”  (Provérbios 5:15)
Para compreendermos o versículo de hoje é necessário conhecermos o contexto em que as pessoas viviam no período bíblico. Naquela época as casas e fazendas eram abastecidas de água através de cisternas e poços. Os pobres usavam de cisternas e poços coletivos, porém os ricos, geralmente, tinham sua própria cisterna.
O que a Palavra do Dia nos mostra é que além dos ricos terem suas próprias cisternas, eles queriam economizar de suas águas usando da cisterna de outros, pois se acabasse a água ele ainda continuaria com sua cisterna cheia. Esta postura não é agradável a Deus, pois este tipo de comportamento é avareza e injustiça.
“Beber da tua própria cisterna” também significa: Não use o que é de outros para economizar o seu; Não “beba da cisterna” do teu próximo (adultério); Não queira tirar vantagens de tudo.

Conclusão:
Deus tem o poder de fazer as águas se renovarem na tua cisterna, portanto não é necessário usar da cisterna de teu vizinho, pois as águas se renovarão...


  
Versículos relacionados:
“Seja bendito o teu manancial, e alegra-te com a mulher da tua mocidade,” (Provérbios 5:18)
“Digno de honra entre todos seja o matrimônio, bem como o leito sem mácula; porque Deus julgará os impuros e adúlteros.” (Hebreus 13:4)
“Estava ali a fonte de Jacó. Cansado da viagem, assentara-se Jesus junto à fonte, por volta da hora sexta.  Nisto, veio uma mulher samaritana tirar água. Disse-lhe Jesus: Dá-me de beber.” (João 4:6~7)

Um comentário:

  1. Bom dia! Muito obrigada pela visita e pelo comentário! Fiquei muito feliz! Gostaria de divulgar também o blog Cultivando Força, que também é um blog de um servo de Deus. www.cultivandoforca.blogspot.com. Fica na paz do Senhor! Deus te abençoe hoje e sempre!

    ResponderExcluir